Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Consequências do resíduos indrustriais nas águas dos rios

Nome: Carlos Eduardo - N° 9 - Série: 1 E.M C

A poluição é considerada uma das causadoras da escassez de água, pois, quando poluída, a água torna-se imprópria para o uso. O ser humano é o grande responsável pela poluição da água doce. Esgoto, lixo, resíduos industriais e agrotóxicos são jogados, muitas vezes, em nossos rios, riachos e lagos. Porém, esse não é o único problema. A destruição das matas ciliares provoca o assoreamento dos rios. Mas qual o significado de Matas Ciliares e Assoreamento?
Matas ciliares são vegetações que acompanham o curso dos rios. A existência da mata está diretamente relacionada à existência de diversas espécies de peixes em nossos rios. Muitos animais aquáticos dependem dos frutos, das flores e folhas das matas ciliares e até dos insetos que surgem com esse tipo de vegetação. As matas ciliares também são responsáveis pela proteção dos terrenos das margens dos mananciais, que, sem a vegetação, são levados pela chuva, causando erosão. Com a obstrução do rio, aumenta a velocidade das águas e diminui a profundidade, podendo haver enchentes, na época de chuva, e seca, no período de estiagem. Quando isto acontece, dizemos que o rio está assoreado. A presença da vegetação nas margens dos rios impede que isto aconteça.

Causas e consequências da poluição

A poluição da água é a contaminação com substâncias que interferem na saúde das pessoas, dos animais e no funcionamento dos ecossistemas. Os principais agentes poluidores da água doce são os agrotóxicos usados na lavoura, o lixo industrial e o urbano, e esgotos lançados sem tratamento em rios.

Um comentário: